A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) decidiram na última segunda-feira, mudança no intervalo entre as doses das vacinas contra Covid-19, Pfizer e Astrazeneca que passou de 12 para 10 semanas entre as doses. A decisão foi tomada em decorrência de dois casos suspeitos da variante Delta, originária da Índia, os casos estão em investigação no Estado. A antecipação das doses estão sendo feitas para tentar conter o avanço da variante.
De acordo com o presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos, que participou presencialmente da reunião na Secretaria da Saúde. - É muito importante deixar claro que há um fato novo, que muda o cenário da vacinação no Estado. Precisamos evitar ao máximo a contaminação por uma nova variante, agindo em todas as frentes para evitarmos mais internações e mortes-. O presidente explica que, diante do cenário atual, esta é a melhor conduta a ser tomada, e afirma que o adiantamento da segunda dose se mostrou efetivo em diversos países e com essa antecipação a imunização completa será garantida em menor tempo.
Confira abaixo informações sobre os municípios da Região Central do Estado que estão realizando esta ação:
Cruz Alta está realizando a antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca. Nesta quinta-feira são para os vacinados entre 22 de abril e 01 de maio. Já na sexta-feira as doses são para quem se vacinou entre 03 e 05 de maio.
O município de Itacurubi anuncia a antecipação em duas semanas da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer. Todas aquelas pessoas que fizeram essas vacinas, devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) do município com duas semanas de antecedência conforme a data da carteira de vacinação.
600 mil doses de vacina da gripe chegam ao RS e serão distribuídas aos municípios
Quevedos vacinará nesta próxima sexta-feira todas as pessoas que se vacinaram com a primeira dose até 28 de abril.
Nesta quinta-feira, Restinga Seca está aplicando a segunda dose da vacina Astrazeneca para quem fez a primeira dose até o dia 04 de maio e também para quem está com a segunda dose atrasada.
Em Santana da Boa Vista a antecipação da segunda dose Pfizer e Astrazeneca, será na próxima sexta-feira, podem se vacinar neste dia, as pessoas que estão com a segunda dose agendadas para as datas de: 20/07, 28/07, 05/08, 06/08 e 09/08.
Trabalhadores do manejo de resíduos são vacinados em Santa Maria
São Francisco de Assis, fará antecipação da segunda dose Astrazeneca para a próxima sexta-feira para as pessoas que estavam com as doses agendadas para os dias 19 e 20 de julho
São Gabriel está vacinando nesta quinta-feira com doses Oxford para quem fez a primeira dose dos dias 3 e 4 de maio.
Na próxima sexta-feira, Vila Nova do Sul estará vacinando com a segunda Astrazeneca, para quem recebeu a primeira dose até 06 de maio.
Em Tupanciretã, antecipação da segunda dose da vacina Oxford ocorrerá na próxima segunda-feira 19/07.
* Com informações da Secretária da Saúde